Você sabia que existe uma pontuação chamada SCORE que bancos e financeiras consultam para conceder financiamentos e cartões de crédito? Se essa pontuação estiver baixa, pode IMPEDIR você de contratar qualquer tipo de serviço financeiro. Não basta ter o nome limpo na praça, você também precisa ter um score alto. As empresas e os bancos utilizam essa pontuação para determinar em qual faixa você se encaixa. A partir dessa faixa, eles decidem quais facilidades podem ser oferecidas.
Essa faixa é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de um grupo de pessoas com o mesmo perfil atrasar ou não uma conta em um período de 12 meses.
Sua nota pode variar de 0 a 1000 pontos, representando sua reputação financeira em diferentes categorias. Quanto mais próxima de 1000, maiores são as chances de obter crédito.
As categorias são as seguintes:
◉ 0 a 200: Risco Muito Alto de Inadimplência;
◉ 201 a 400: Risco Alto de Inadimplência;
◉ 401 a 700: Risco Médio de Inadimplência;
◉ 701 a 900: Risco Baixo de Inadimplência.
Você sabe qual é a finalidade do score?
Dentro de uma instituição, você é reconhecido através do seu CPF. Existe um histórico seu: quanto melhor for a pontualidade no pagamento, é lançada uma "nota" ao seu CPF. Essa nota vai sendo agregada de acordo com as compras, empréstimos ou qualquer linha de crédito que tenha sido disponibilizada a você. Ou seja, o score é uma pontuação que serve para avaliar a liberação, ou não, de EMPRÉSTIMOS PESSOAIS, FINANCIAMENTO VEICULAR, FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO, e também para negociação de TAXAS. Quanto maior for seu SCORE, o banco identifica menor risco de não pagamento do crédito disponibilizado, colocando a taxa mais acessível ao consumidor.
Como calcular score de crédito: Como é feito o cálculo?
Não existe uma fórmula específica para definir o valor oferecido no score de crédito; o que conta são alguns fatores específicos de acordo com o perfil de cada pessoa. São itens básicos: estado civil, emprego e renda mensal, histórico de dívidas. Se você tem contas pendentes, dívidas pagas ou já teve o nome negativado, esses também podem afetar seu score de crédito.
A análise do Score:
O Score é uma pontuação atribuída ao CPF do consumidor de acordo com vários fatores, tais como:
➲ Nome sem restrição financeira ou administrativa;
➲ Histórico financeiro, ou seja, se houve algum momento em que você deixou de cumprir com alguma conta, mesmo que não tenha ficado registrado em órgãos como SPC, SERASA e BOA VISTA;
➲ Comprovação de renda, ou seja, sua capacidade de pagamento das parcelas daquele comprometimento;
➲ Comprometimento de renda, verificando se existem parcelas em aberto em seu CPF;
➲ Dados cadastrais atualizados na base de dados dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. É importante destacar que esses órgãos não são utilizados apenas para negativar o nome do cliente, mas também para proteção das instituições financeiras. Antes de conceder qualquer tipo de crédito, as instituições acessam esses sistemas para confirmar dados como endereço residencial, renda, relacionamento com o mercado de crédito, referências e local de trabalho.
Saiba o porquê desses dados serem importantes para os bancos:
➥Endereço residencial: Um endereço residencial com mais de dois anos de estabilidade indica ao banco que o cliente tem uma certa permanência no local, o que pode ser visto como um fator de segurança. Em caso de falta de pagamento, as instituições financeiras têm meios de localizar o bem dado como garantia ou de realizar a cobrança.
➥Renda: A avaliação da renda é essencial para as instituições de empréstimo, pois elas precisam ter certeza de que o cliente será capaz de arcar com as parcelas do empréstimo. Nessa avaliação, é considerado se o cliente possui custos fixos em sua renda, uma vez que o comprometimento com as parcelas não deve ultrapassar 30% da renda. Além disso, outras despesas essenciais do cliente, como alimentação, higiene pessoal, exames médicos, medicamentos e custos relacionados a dependentes (se houver), também são levados em conta.
➥Relacionamento com o mercado de crédito: O histórico de crédito do cliente é avaliado, incluindo o uso de linhas de crédito anteriores e o comportamento de pagamento. As instituições financeiras analisam em quais empresas o cliente já realizou compras e podem considerar empresas onde a maioria da população da região tem ou teve contato. Isso permite que o banco avalie a confiabilidade e o histórico financeiro do cliente.
➥Referências: As referências fornecidas pelo cliente servem como uma camada adicional de segurança para o banco. Caso seja difícil entrar em contato com o cliente, as referências podem ser utilizadas como meio alternativo para estabelecer comunicação.
➥Local de trabalho: O local de trabalho do cliente é relevante, pois representa uma fonte de renda estável e regular. Se o cliente já possui um emprego com maior estabilidade, a probabilidade de inadimplência tende a diminuir, tornando-o mais confiável para obter crédito.
É IMPORTANTE SABER:
➠Como o CPF é pessoal, todas as outras informações relacionadas a ele também são pessoais. Isso significa que histórico, renda, relacionamento, documentação e comprovação são individuais para cada CPF. Portanto, são necessárias ações personalizadas e específicas, direcionadas para cada pessoa, de maneira individual, a fim de aumentar a pontuação. Essas ações devem ser baseadas no histórico que o consumidor já possui e devem ser direcionadas a atender cada necessidade encontrada em seu perfil.